Igreja Evangelica Jesus Cristo é o Senhor: Assisenses fazem fila para receber a dose da vacina contra febre amarela

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Assisenses fazem fila para receber a dose da vacina contra febre amarela

Há três semanas a população assisense está mobilizada para a imunização contra a febre amarela. Uma multidão fez fila para tomar a vacina aplicada no Posto de Saúde Central, na tarde de ontem. Na fila, as pessoas receberam senhas e aguardaram pelo atendimento em cadeiras e de pé na calçada. A grande procura se deve ao surto da doença na região de Sorocaba, onde houve nove óbitos e 22 casos confirmados desde o dia 13 de março, segundo divulgou ontem o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado. 13 cidades da região de Sorocaba foram agora inclusas na área de risco, entre elas Itapetininga.
Desde 1942 não há registro de febre amarela urbana no Brasil. Quem for viajar para as áreas de risco precisa vacinar-se com dez dias de antecedência.Enquanto aguardavam a chamada pelo número da senha, integrantes da Banda Municipal agitavam a fila do lado de fora do posto. O grupo buscou a imunização para viajar tranquilo para Itatinga, onde participará do Encontro de Bandas e Fanfarras, no próximo dia 21. "Temos de tomar a vacina agora para não corrermos o risco de nos contaminar durante nossa viagem. Todos os 70 integrantes da banda vão tomar a dose", disse Nataly Neri Granjeiro, 14 anos.Vagner Jardim de Souza também correu para tomar a vacina contra a febre amarela. Ele contou à reportagem que acabou de ser contratado por uma empresa para atuar em diversas regiões do país, e para iniciar o trabalho com o pé direito resolveu se imunizar contra a febre amarela. "Temos de evitar a doença através da vacina", reforçou Souza, que portava a senha n.º 93 por volta das 13h, quando chegou ao posto; ao falar com a reportagem já eram mais de 14h e ainda faltavam 10 pessoas para chegar a sua vez. Na sala de vacina, a auxiliar Cleide Leite contou enquanto aplicava as doses que haviam disponíveis 140 doses da vacina contra a febre amarela. "Além destas doses, já fizemos a vacinação na zona rural hoje. Na última quarta-feira, foram aplicadas 215 doses", comentou.Cleide informa que quem tomou a vacina nos últimos 10 anos não precisa repetir a dose, porém quem não foi imunizado ou tomou a dose há mais de 10 anos deverá ser imunizado. "A vacinação é recomendada para pessoas a partir dos seis meses de vida", recomendou a auxiliar de enfermagem. A vacina contra a febre amarela é disponibilizada no Posto de Saúde Central, situado à Quintino Bocaiúva, 563, das 13h às 17, todas as quartas-feiras.
SEM MEDOA morte de uma jovem de 20 anos com sintomas de febre amarela em Botucatu, depois de tomar a vacina contra a febre amarela, não deixou pelo menos quem estava na fila de ontem com medo. "Não deve ser da vacina", opinou uma das pessoas que aguardavam pela aplicação da dose. A auxiliar de enfermagem explicou que a reação deve ter ocorrido porque a jovem poderia estar contaminada pela doença. "Aí, nesse caso, com a aplicação da vacina que contém o vírus da doença, a febre amarela se manifesta rapidamente. Logo após tomar a vacina, ela ficou com as unhas amareladas, a pele também. Tudo indica que ela já estaria com a doença. Um exame comprovará a causa da morte", informou. No entanto, a auxiliar não descarta a possibilidade de uma pessoa desenvolver a doença a partir da aplicação da vacina. "Afinal, a dose contém o vírus da febre amarela", reiterou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário