Igreja Evangelica Jesus Cristo é o Senhor: A VIDEIRA VERDADEIRA

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A VIDEIRA VERDADEIRA

Eu sou a VideiraVideira Verdadeira e o Meu Pai é o Agricultor.

Com essas palavras entendemos o que realmente somos ou podemos ser diante de Deus: ramos ligados à Árvore da Verdade, do Juízo e da Justiça, Jesus, ou... simplesmente, parte de um grande e imenso espinheiro. A escolha é nossa. Está em nossas mãos.

Mas a possibilidade dessa íntima ligação – conhecida na agricultura por enxerto -, é que abre nossos olhos para a realidade da Palavra. Nós não somos nada, se comparados Àquele que era, que é e que há de vir: Jesus Cristo, o Todo-Poderoso, Jo 1:8. Ele é a Verdade, nós a mentira. E como podemos nos ligar a Deus? Como a mentira pode se ligar à Verdade e ainda produzir algo de bom. Como ter comunhão com Ele, Deus Justo e Verdadeiro, se Deus não atende a pecadores? -Jo 9:31

Nossa única esperança está no fato de que Jesus Cristo veio buscar e salvar o que se havia perdido, -Lc 19:10. O Verdadeiro buscando o errado, o torto e o desviado. O artista a recuperar sua obra.

Só as Escrituras nos revelam como o homem nascido neste mundo tão degenerado pode vir a alterar sua natureza e mudar o rumo de sua história, deixando de ser parte do espinheiro para integrar a Árvore da Vida.

Como podeis produzir coisas boas, sendo maus? -Mt. 12, 34

Sabemos que sozinhos somos incapazes de mudar nossa natureza ou mesmo o nosso caráter. Quanto mais uma mudança interior completa que atinja até mesmo nossos pensamentos e intenções.

Nascemos, crescemos, vivemos e morremos em meio a ódios, invejas, intrigas, controvérsias, traições, perversidades, guerras, destruições, violências... Não é de se admirar que a bíblia compare a humanidade a um espinheiro.

Por isso precisamos de ajuda, mas não da parte de homens.

Há tantas obras sociais de ajuda e combate à fome e à pobreza, albergues, alcoólicos anônimos, psicólogos, psiquiatras, sanatórios, penitenciárias, centros educativos, de recuperação e convivência...

Não. Para isso precisamos de uma força maior, que supere todos esforços e a boa vontade. Estamos sempre a remendar nossas vidas, quando precisamos ser algo inteiramente novo: uma nova criação de Deus. E isso só podemos alcançar com o auxílio de alguém superior, mais elevado e capaz de fazer tudo “novo” em nós.

Nicodemos, o sacerdote, querendo entender como pode ser isso, argumentou: como pode o homem nascer de novo sendo velho? Como mudar aquilo que já nasceu torto? Então precisamos de alguém que nos mostre o que fazer e como fazer, diante desta caótica encruzilhada a que chegamos.

A hora do enxerto

Utilizando os recursos da natureza nosso Mestre mostrou a solução: o enxerto divino.

O homem do campo, pelo conhecimento das técnicas de plantio na agricultura, sabe que um ramo pode ser removido do lugar onde naturalmente nasceu e cresceu, e ser “enxertado” a uma outra árvore de outra qualidade. E, quando o enxerto vinga, o ramo torna-se parte integrante da árvore. É quando passa, então, a “fluir” a seiva da árvore à qual foi enxertado e a produzir os frutos que aquela árvore produz. Um galho do limoeiro ao ser enxertado na laranjeira produzirá laranjas. Por quê? Porque o ramo enxertado passou a fluir a seiva natural da árvore. E é ela, a seiva, que produzir os frutos. O ramo tornou-se, apenas, o condutor da seiva.

Parábolas?

Como pode a natureza ensinar o homem?

Porque ela, com sabedoria, foi criada. E criada por Deus com o propósito de ser ferramenta de ensino nas mãos do Mestre.

Por isso o Senhor Jesus falava em parábolas, usando a natureza como quadro representativo e transmissor dos grandes valores e verdades divinas, que falam por si mesmos, muito mais do que mil palavras.

A própria natureza prega a Palavra e testifica da existência do Criador, mostrando para nós a sabedoria de Deus. Ela nos revela que: desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas (toda natureza, planetas, seres viventes), para que eles (homens) fiquem inescusáveis..(sem desculpa), -Rm 1,20. Isto quer dizer: Diante de Deus ninguém pode se desculpar ou justificar de seus pecados, pois ele nos deu Jesus Cristo para transformar até o mais vil pecador. Ele precisa apenas do seu “sim”, do seu querer: Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ap. 3:20

Abra seu coração para Jesus Cristo e descubra esse grande amor: Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Jo 15:9

Pode o homem sem Deus melhorar?

Ora, Jesus mesmo afirmou: não há árvore boa que dê mau fruto, nem má arvore que dê bom fruto, não se colhem figos dos espinheiros, cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto...”, –Lc.6,43 e 44.

Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Mat 12:33

Todas as obras do homem perante o Senhor Deus são consideradas como trapos de imundície: como podeis dizer coisas boas sendo maus? (Mt. 12,34). Concluímos que, por bom que alguém pense ou aparente ser, segundo o Senhor Jesus, nem falar coisas boas consegue, quanto mais praticá-las.

O homem sem Deus não é nada além de um arbusto ruim, um azambujeiro, um espinheiro, ferindo a qualquer que deles se aproxima. Precisamos mudar. Não basta ouvir a Palavra, ir à igreja, Deus quer ver em nós frutos que comprovem a mudança.

Pode o homem produzir algo bom, sendo mau ?

De que maneira?

Quem pode responder a esta pergunta é o próprio Criador, que tudo criou segundo o seu divino propósito e é conhecedor de todas as coisas.

Sim, o homem pode mudar sua natureza, sua vida, e fazê-la totalmente nova, bastando apenas tomar uma iniciativa.

Como? Através do enxerto!!! Somente assim o ramo passa a fluir a seiva da árvore a que foi enxertado: Eu sou a videira (Jesus), vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Jo 15,5)

O ramo não produz a seiva, apenas a recebe e a manifesta pelo surgimento de frutos.

Assim, também você pode vir a se tornar participante da natureza divina, permitindo que a sua vida esteja intimamente ligada a Cristo e apareçam nela os frutos advindos da presença do seu Espírito.

É a Palavra de Deus usando a natureza para revelar ao homem a solução: Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

A perda da Graça...

Vivemos hoje num mundo em que não se vê nada que possua verdadeira qualidade.

Vá, por exemplo, a uma feira ou mercado. Temos ali frutas, legumes, toda sorte de produtos da agricultura.

Porém, vemos alimentos cada vez mais sem nutrientes: produtos fracos, sem vitaminas. Falta a chuva, falta o adubo, falta o cuidado especial do homem do campo.

Na era da industrialização, a lavoura não recebe o cuidado especial, pois o que importa é a quantidade. Porém, onde fica a qualidade? O homem do campo não tem mais tempo para pensar em qualidade.

É esse o mesmo quadro da sociedade humana, imensamente grande e produzindo de tudo (guerras, violências, traições, falsidades, hipocrisias, mentiras, falsidades, vaidades, corrupção, imoralidades), como um gigantesco espinhal.

O homem não é mais o mesmo.

Pelos pecados, perdeu a qualidade de vida e a proximidade com Deus. Não é mais como Adão – Vermelho – cheio de força e vigor, porque era a imagem de Deus e estava cheio da sua graça. E foi abençoado no paraíso até o dia em que caiu em transgressão... Desde então o homem mudou... Mas o boi continua o mesmo, desde que foi criado. O leão também não mudou.

Mas e o homem...? Esmaeceu, perdeu o vigor, tornou-se esquálido, desbotado, perdeu a graça: Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos, - Rom 1:2. E: todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, -Rom 3:23

O Que fazer ?

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus, -Rom 3:24-26

Assim, temos esperança, porque olhando para o mundo ainda podemos alegremente contemplar nele a presença do verdadeiro Homem do Campo, o Agricultor, sempre trabalhando para recuperar o que se havia perdido. O único realmente conhecedor dessa lavoura. Pudera, Ele mesmo a criara.

E Ele mesmo veio para salvá-la: E o Verbo se fez carne: Deus se fez homem... E achado na forma de homem se humilhou...dando própria sua vida para comprar aquele campo, pois nele havia um grande tesouro... Ali, naquele campo estava eu, ali estava você, todos nós perdidos, sem fé, sem esperança. Mas Jesus veio ao campo e cumpriu o que ele próprio d’antemão havia profetizado: pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo – Mt. 13,44.

Jesus pagou o preço, e não voltou atrás, mesmo sabendo que o preço era sua própria vida.

Porque para Ele nós somos seu maior tesouro, de valor incalculável. Aos olhos de Deus valemos mais que o mundo inteiro! Sim, mais do que todo o valor do planeta terra. Todo o dinheiro do mundo não pode comprar a salvação de apenas um homem. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Mat 16:26

Por que, então, você ainda está escondido, tímido, sem fé, sem esperança, como aquele tesouro no campo? Venha para a fé em Cristo.

Novamente cheios da Graça...

Tua vida, como a lavoura, está com baixa produção? Não colhe bons frutos? A tua terra já perdeu o vigor e as vitaminas? E as sementes ali lançadas, já perecem por falta de chuva?

Podemos voltar ao estado original, como Adão, antes de conhecer o pecado, quando ainda vivia num paraíso terrestre?

Pode o homem, de qualquer raça, credo, nação, ainda hoje ver “fluir” em sua vida o poder do Espírito Santo, recuperar a comunhão com Deus, contemplar a maravilhosa graça divina, receber sua bênção e ver bons frutos surgirem em sua vida?

Claro que sim. Como?

A Videira Verdadeira

Em João 15, o Senhor aponta a resposta:

Eu sou a videira, vós as varas. Meu Pai é o agricultor.

Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto.

Nossa ligação à Videira Verdadeira é o segredo.

Deus plantou no mundo sua Videira Verdadeira, e, agora, pela sua divina misericórdia, está enxertando nela homens de todas as nações que produzam frutos agradáveis a Ele.

Mesmo que tenham sido parte de um espinheiro. Afinal, somos produto do meio em que vivemos.

Mas, se quiser uma oportunidade para mudar sua história, Cristo hoje te dá!!!

Você só precisa estar ligado a esta Árvore da Vida. Jesus Cristo é a Videira Verdadeira, transbordante da seiva do amor, da graça, da misericórdia, da bondade, do perdão e da salvação de Deus.

Só através dele é possível a Deus colher bons frutos em nossas vidas. Afinal, disse Jesus: quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Ligue-se a Jesus e abra a porta do seu coração para o Espírito Santo fluir em todo seu ser.

A mudança...

Essa é a obra de Cristo: unir você a Ele, de tal maneira que, um dia, você dê o mesmo testemunho que o apóstolo Paulo: Já não sou mais eu quem vivo, mas Cristo vive em mim.

Paulo reconheceu sua natureza péssima e afirmou ser o principal dos pecadores. Porém Deus revelou-lhe toda a sua misericórdia, ligando-o a Jesus. E assim Paulo deixou de ser um perseguidor da Igreja para tornar-se o “Apóstolo dos gentios”.

Só o verdadeiro encontro com Deus garante a mudança completa de nossas vidas. A Igreja do Senhor Jesus Cristo têm experimentado e testemunhado isso através dos séculos.

Meditação

E você, que agora lê estas palavras, medite nelas: por muito ruim ou por muito bom que seja, lembre-se que o fruto não é produzido pelo ramo, mas pela seiva gerada pela raiz e transmitida pelo tronco. Isso só é possível com a ajuda de Jesus Cristo. Então chame por Ele, chame o agricultor.

Ele tem poder.

Ele vai te transplantar.

Ele vai te enxertar na Videira Verdadeira.

Ele fará fluir por ti o seu Espírito.

Peça isso.

Ore e peça já.

Hoje, agora mesmo.

Nestes últimos vinte séculos, milhares de pessoas têm experimentado essa transformação.

Pessoas reprovadas ao convívio social, marginalizadas, prostitutas, leprosos (Lázaro e outros), cegos (Bartimeu, o cego de Jericó), ladrões e salteadores (Dimas na cruz), muitos pobres e, até mesmo alguns ricos (como Joana, esposa de Cuza, procurador de Herodes, o rei-Lc 8,3), políticos (José de Arimatéia, Senador romano) e religiosos (Nicodemos, sacerdote fariseu; Saulo de Tarso, centurião romano) .

Homens de todas as classes, raças ou credos viram suas vidas transformadas, como água em vinho.

Remendos

A bíblia nos diz que transformação total e verdadeira só Jesus Cristo pode produzir, o resto é remendo.

Um dos que a provaram foi o mordomo-mor da rainha Candace, um reino da Etiópia, que havia vindo a adorar em Jerusalém. No caminho de volta, Felipe, o Evangelista, divinamente avisado, lhe anunciou a salvação em Cristo, -Atos 8:27. Ele creu no Senhor Jesus, como o único Salvador enviado aos homens, e na sua fé, foi batizado ao pé dumas águas ali existentes. Foi a conversão mais rápida das Escrituras Sagradas, pois entendeu o ensino da Palavra e fez sua imediata escolha: .Eis aqui água: que impede que eu seja batizado?. E disse Felipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.-Atos 8, 36-37. E seguiu, jubiloso, seu caminho.

Da mesma maneira Jesus salvou a Dimas, o ladrão, na cruz, Maria Madalena da qual expulsou sete demônios, Zaqueu o publicano, um funcionário público corrupto que roubava nos impostos. Todos eles encontraram com Jesus Cristo e viram suas vidas mudarem completamente.

Porque o nosso Maravilhoso Deus não muda e não faz acepção de pessoas, e disse: Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim a maneira nenhuma o lançarei fora. -Jo 6,37. Seja o que for, você é precioso para Ele.

A mesma força salvadora

E essa “Graça” chega a nós com a mesma força, a mesma intensidade, o mesmo vigor, o mesmo poder de dois mil anos atrás.

Pudera: Jesus é o mesmo “... ontem, hoje e eternamente...” - Hb. 13:8.

Lá atrás, há quase vinte e um séculos, Ele não esqueceu nem mesmo de mim, ou de ti. Ele orou por você e por mim na santa ceia. Intercedeu por nós na noite em que foi traído dizendo: Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua Palavra hão de crer em mim. Jo 17,20. Tudo que Jesus espera de você é que creia em Sua Palavra, que é a Palavra de Deus.

Só assim podemos conhecer e receber o maravilhoso “dom” (=presente) de Deus aos homens: a oportunidade de mudar o rumo de nossas vidas e sermos ligados à verdade e ao conhecimento, que flui somente no homem que se dispõe a receber Deus em sua vida através de Jesus Cristo. Somente Ele é o caminho estabelecido por Deus para salvação dos pecadores: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. -Jo 14:6. E sem ele jamais podemos chegar a Deus.

Ele é tudo que você precisa para ser perdoado, salvo, transformado e apto a herdar a vida eterna.

Nova vida Cristo lhe dá e com ela a presença de seu Maravilhoso Espírito.

E tudo isso porque um dia você leu, ouviu, contemplou e entendeu a obra do Grande Agricultor. E desejou ser parte integrante dela, ser um enxerto n’Aquela Videira Verdadeira, Jesus Cristo, meu, teu , Nosso Senhor e Salvador.

PORQUE O LAVRADOR AGUARDA ANSIOSAMENTE O PRECIOSO FRUTO DA TERRA, COM PACIÊNCIA, ATÉ QUE RECEBA A CHUVA TEMPORÃ E SERÓDIA (Tiago 5,7).

Se ligue depressa a Jesus. O Lavrador espera ansiosamente sua decisão.

Mostre ao mundo que você não é apenas um cristão de fachada, mas alguém dirigido e cheio do Espírito Santo do Nosso Senhor Jesus Cristo.

E se você ainda não crê em Jesus, peço a Deus que, hoje, mude de opinião e tome a decisão correta. Amém?

Mas, caso não queira, lembre-se:

Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Jo 15:6

E, se isto não ouvirdes, a minha alma chorará em lugares ocultos, por causa da vossa soberba; e amargamente chorarão os meus olhos, e se desfarão em lágrimas, porquanto o rebanho do SENHOR foi levado cativo. Jr 13:17

O Que farei então?

Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?
Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR.
Sl 116:12-13

Pastor: José Carlos Marques dos Santos

Presidente Nacional da Igreja Evangélica Jesus Cristo é o Senhor

na Cidade de Ubatã Bahia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário