Para evitar complicações e manter a saúde em dia, é preciso evitar esse excesso encontrando alternativas para dar sabor aos alimentos e optar por preparações mais saudáveis. Porém antes, é necessário deixar claro que sódio e sal não são a mesma coisa.
O sódio é um mineral que faz parte da composição natural da maioria dos alimentos, mas sua fonte mais abundante é o sal de cozinha. Quando o sal é consumido em exagero, o organismo recebe altas doses de sódio, e aí surgem os problemas.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a quantidade máxima de sódio que pode ser consumida diariamente é de 2400 mg, o que equivale a 6 gramas de sal (6 colheres de café rasas).
Dentro dessa quantidade limite de 6 gramas, deve-se considerar que pelo menos 2 gramas estão presentes em alimentos como queijo e leite e as outras 4 gramas são provenientes de alimentos com alto teor de sódio ou são acrescentadas no preparo dos alimentos.
O que acontece é que, por não considerar isso, muita gente acaba abusando da quantidade de sal e chega a consumir o dobro da quantidade permitida. Prova disso, é que os brasileiros consomem cerca de 13 gramas de sal por dia.
Portanto, para não exagerar no sal, uma medida importante é conferir o rótulo dos alimentos industrializados antes de comprar. Compare as informações e opte sempre pelo produto que tenha menos sódio na composição.
Além de ficar de olho nesses dados, outra dica é substituir o sal por ervas naturais na hora de temperar a comida. Use orégano, alecrim, louro ou qualquer outra opção que agrade o seu paladar, já que as ervas têm a vantagem de acentuar o gosto dos alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário