Igreja Evangelica Jesus Cristo é o Senhor: O POVO E SUAS DIFERENÇAS.

sexta-feira, 30 de março de 2012

O POVO E SUAS DIFERENÇAS.

Tailandia:O reino de Sião

O POVO E SUAS DIFERENÇAS.

Apesar da miscigenação racial o povo tailandês no geral é simpático, acessível, bem humorado e cordial. Como todos os povos, têm peculiariedades a serem consideradas pelos visitantes que desejarem criar laços de amizade. Conhecer seus códigos de comunicação gestual é fundamental para evitar gafes. Principalmente os brasileiros, tão habituados ao toque mútuo enquanto conversam, precisam conter-se, evitando pegar no braço do interlocutor, dar-lhe tapinhas nas costas e acima de tudo, torcar-lhe na cabeça.

Para o tailandês, essa parte do corpo é intocável. Um inocente “que gracinha de criança” seguido de afago na cabeça do PEQUENO, pode ser tão ofensivo á família quanto dizer “que monstrinho!” e dar-lhe um beliscão.

Na presença de monges, a postura correta é manter a cabeça abaixada. Apontar o pé na direção de alguém é considerado insulto grave – mesmo que a pessoa esteja distante e a intenção do visitante tenha sido apenas indicar uma DIREÇÃO. Cruzar as pernas estando sentado é intolerável em qualquer ambiente. Uma jornalista tailandesa desafiou a regra e recusou-se a descruzar as pernas. Por conta disso, foi retirada á força do parlamento. Apoiar os pés sobre algum móvel também é considerado falta grave.

Pra entrar em qualquer casa, rica, ou pobre, é preciso deixar fora os sapatos e cuidar para não pisar na soleira da porta, pois os tailandeses crêem que uma dinvidade mora nessa parte da casa. O povo é muito hospitaleiro e costuma oferecer uma bebida típica, servida quente ou fria, conforme o clima. Em nome da boa educação, aceite-a com naturalidade.

O que você pensaria se visse, aqui no Brasil, dois homens andando na rua de mãos dadas? Óbvio que a moral de ambos ficaria seriamente COMPROMETIDA por esse gesto. Pois na Tailândia, isso significa apenas que há entre eles uma boa amizade. Não estranhe, portanto, se vir cena semelhante. Errado na Tailândia, é apontar alguém com o dedo estirado, falar alto e oferecer qualquer objeto a alguma pessoa com a mão esquerda. Essa mão é tida por eles como impura. Se precisar apontar numa direção, use o queixo: todos entenderão, e ninguém ficará ofendido.

ESTRANHAS MULHERES.

As mulheres da tribo Pa Dong são muito estranhas, que o mundo apelidou-as de mulheres girafa, por causa do comprido pescoço que ostentam. Certamente os homens da tribo são os únicos no mundo que se encantam com a aparência das mulheres Pa Dong.

Vista pela primeira vez nas matas que dividem a Tailândia de Miamar, elas ostentam com orgulho seu pescoção, esticado artificialmente com espirais de latão. A partir dos oito anos de idade, as mulheres da tribo começam a usar as argolas no pescoço, aumentando a quantidade gradualmente, á medida que crescem. Especialistas afirmam que esse hábito atrofia a coluna vertebral das mulheres, resultando num pescoço exageradamente comprido.

Pelo que se sabe, elas gostam dos colares de latão. Na verdade, nem poderiam desgostar, pois as que recusam o artefato são rejeitadas pela aldeia.

O EVANGELHO NA TAILÂNDIA.

De modo geral, a Ásia representa o último grande desafio para o critianismo. Outras regiões, tais como a Europa, berço dos evangélicos, a América e o norte da África, têm tradição protestante, o que de certa forma facilita o trabalho dos missionários. A Ásia é diferente. Ali jamais houve penetração significativa do cristianismo, sequer o católico. Suas religiões milenares (hinduísmo, budismo e confucionismo) e seu modo de vida tão diferentes do nosso, exigem dos missionários uma capacidade de adaptação muito grande.

Depois de visitar a Tailândia, o pastor Valdir Steuernagel, presidente da Fraternidade Teológica Latino-Americana disse “A Tailândia respira religião e a Igreja de Cristo é pequena. Cabe a nós, portanto, participar do exercício missionário que leva os chamados ao redor do mundo. A nossa oração deve ser que Deus levante pessoas entre nós que tenham disposição de ser missionários na Tailândia”.

Oficialmente o governo tailandês dá liberdade de culto e proteção ás religiões estrangeiras que se instalam no país, mas os missionários não devem iludir-se com a idéia de que encontrarão um ambiente de plena liberdade religiosa. Quase 100% dos tailandeses são budistas, e essa realidade é mais poderosa do que a proteção que a monarquia oferece. Os monges budistas inicitam o povo á intolerância religiosa, e são prontamente atendidos.

Segundo a Classificação de Países por Perseguição, que indica o grau de intolerância para com os cristãos a Tailândia é o 73° país mais difícil para os cristãos professarem sua fé no mundo. A Classificação é composta de 87 países e o levantamento das informações é feito semestralmente pela Missão Portas Abertas.

Os tailandeses estão presos num sistema religioso muito complexo, cercados por apaziguamento de espíritos, práticas ocultas budistas e rituais místicos. Eles acreditam que seu país é protegido por um anjo guardião chamado Phra Sayam Devadhiraj. A ele atribuem o fato do país nunca ter sido dominado por potências estrangeiras, ao contrário dos vizinhos. Partindo dessa conclusão, admitem o anjo guardião como deus e milhões de pessoas o adoram.

A Tailândia é uma nação a ser conquistada pelo evangelho. Infelizmente o esforço missionário em favor dela e do restante da Ásia tem sido muito tímido. O crescimento da igreja é tão pequeno que causa desapontamento em pessoas de pequena fé.

Uma das grandes barreiras a ser vencida é a diversidade lingüística.

Além dos tailandês (tai) que é o idioma oficial, são faladas 81 línguas na Tailândia. Dessas, somente 18 dispõem de Bíblias totalmente traduzidas; sete têm o Novo Testamento e outros 15 dialetos possuem apenas porções bíblicas.

As conseqüências dessa carência de Bíblias na língua do povo são percebida claramente: a maioria dos convertidos é de origem chinesa, fala o idioma oficial tai e vive nas cidades. Do total de 87 povos, sete deles apenas são cristãos incluindo os nominais, católicos, ortodoxos etc, 26 estão evangelizados sendo que a maioria do povo mesmo ouvindo o Evangelho suficientemente para compreende-lo o rejeitou, e 54 são considerados totalmente não alcançados ou não o compreende o suficiente para tomar uma atitude inteligente.

Tudo isso são apenas alguns motivos para você orar por esse povo e ajudar obreiros que estejam entre eles ou que estão se preparando para alcança-los.

PREDOMINÂNCIA BUDISTA.

Confira o percentual de fiéis de cada religião:

Budismo therevada 95%

Islamismo 4%

Confucionismo 1,6%

Cristianismo 1%

(Entre os cristãos, apenas 0,3% são evangélicos, dividimos em 56 denominações).

SAIBA QUE:

• O governo tailandês não exige visto de entrada para turistas. A única exigência é comprovar vacinação contra febre amarela.

• Jamais beba água de torneira na Tailândia. Os bons hotéis oferecem água mineral gratuitamente.

• Você precisará de um bom estoque de roupas leves e confortáveis, por que o calor é intenso.

• Você precisará também de filtro solar, repelente de insetos e um boné, para não fritar os miolos.

• A pior época do ano para ir á Tailândia é o verão, que acontece entre os meses de junho a setembro. Nesta época, as chuvas são muito abundantes. Nos demais meses, a temperatura continua sendo quente, porém as chuvas são menos torrenciais.

-


Nenhum comentário:

Postar um comentário