Igreja Evangelica Jesus Cristo é o Senhor: Membros do corpo ou do clube?

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Membros do corpo ou do clube?

 
Que tipo de igreja nós queremos ver na terra?

Que tipo de igreja sonhamos para os nossos filhos e netos?

Na igreja Primitiva, quando uma pessoa nascia de novo pelo poder regenerador da Palavra de Deus, ela era agragada ao corpo de Cristo; a comunidade dos santos: “pois todos nós fomos batizados em um só Espirito, formando um só corpo“ 1 Co 12:13. A partir dessa transformação, o novo crente era orientado a perseverar nos ensinamentos da Biblia, na comunhão com crentes mais maduros, no partir do pão diario e nas orações (Atos 2:42) . A prioridade dos primeiros cristãos era o reino de Deus e sua Justiça; um estilo de vida que permeia todo o novo testamento.

Mas hoje infelizmente, algumas igrejas brasileiras tem se parecido mais com clubes do que com o corpo de Cristo. Os apelos das igrejas através da midia tentam atrair seguidores interessados em novidades e soluções magicas de conflitos. Sem, falar, é claro, nos chamados pastores com suas propostas mirabolantes.

Mas hoje infelizmente, algumas igrejas brasileiras tem se parecido mais com clubes do que com o corpo de Cristo. Os apelos das igrejas através da midia tentam atrair seguidores interessados em novidades e soluções magicas de conflitos. Sem, falar, é claro, nos chamados pastores com suas propostas mirabolantes.

Não encontramos esse perfil de membros da igreja na biblia. As escrituras falam em “discipulos de Jesus“, e não membros da igreja. O discípulo aprende a viver a vida do mestre, e ensina os outros a viverem conforme a sua vida. Atos 18:27; 19. 1-9; 13:52; 21:4 e 16. A meta da igreja “moderna“ é agradar o seu publico. Contraria-los? Nem pensar. Se o pastor fizer isso, vai perder o membro ofendido para outra igreja que tenha um programa mais interessante e mais lite. Não é assim em um clube? Se algo não agrada, basta mudar de clube. Por outro lado, o membro ligado ao corpo de Cristo não se onfende: “Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando“ João 15:14. O termo membro se não empregado de forma e padrão biblico se aplica melhor a uma assossiação ou clube de interesse, onde as pessoas não tem comprometimento.

Características dos membros do corpo - os Discípulos.


Os membros do corpo são interdependetes (um depende do outro e todos de Jesus).

Nunca vimos uma mão sozinha pela rua. A igreja de Cristo é um corpo - Jesus é o cabeça, nós somos os membros ligados á cabeça e uns aos outros. Ninguém é independente no reino de Deus. “Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou“ 2 Co 5:14-15.

O membro do corpo une outras partes do corpo.

Filipenses 2: 1-4; 1. 9-11.

Na igreja um une o outro, todos estamos interligados.

Um membro do corpo sustenta o outro.

Galatas 6:1-2; Colossenses 3:12-14.

Estamos unidos suportando e sustentando uns aos outros.

Um membro do corpo nutre o outro.

Colossenses 3:16; Mateus 25:34-46.

O exemplo na igreja primitiva é patente: vivam unidos ao corpo, em defesa e cuidado mutuo, passando a nutrição ao restante do corpo.

Um membro do corpo da ordem e orienta a outra parte do corpo.

A cabeça diz a mão: abra-se, feche-se, faça isto ou aquilo. O cérebro dá ordens para o restante do corpo. A voz de comando passa através do corpo chegando aos diversos membros.

Não existe anarquia no reino de Deus; muito menos um membro brigando ou querendo ser melhor que o outro. A essencia desse reino é a cooperação... O que diferencia a igreja de um clube, é exatamente isso “o amor ao próximo“.

Que Deus vos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário