Igreja Evangelica Jesus Cristo é o Senhor: Igreja Russa pede “misericórdia” por feministas que protestaram em Catedral

sábado, 25 de agosto de 2012

Igreja Russa pede “misericórdia” por feministas que protestaram em Catedral


A igreja Ortodoxa Russa divulgou uma nota nesta sexta (17), pedindo que o Estado Russo tenha misericórdia das integrantes da banda Pussy Riot, que foram condenadas a dois anos de prisão por terem entrado na catedral Cristo Salvador, em Moscou, e cantado uma “oração” em protesto ao presidente Vladimir Putin.

A igreja não retirou suas críticas contra a banda punk, e reafirmou que a atitude foi uma “blasfêmia e hostilidade crua contra milhões de pessoas”, pois as cantoras invadiram o templo ortodoxo e a praticaram o delito. Mais em nota, a igreja afirma, “sem submeter a qualquer dúvida a correção da decisão judicial, apelamos às autoridades estatais para que demonstrem misericórdia com as pessoas condenadas dentro do marco legal, na esperança de que elas evitem repetir ações blasfemas”.

Porém, de acordo com o jornalista da BBC BRASIL, Daniel Sandford, as autoridades da igreja foram alguns dos maiores entusiastas do julgamento da Pussy Riot. Segundo o jornalista, em alguns momentos, as sessões judiciais pareceram quase uma corte religiosa, com as testemunhas sendo questionadas se eram reais praticantes da fé ortodoxa.

Entenda o caso

Em fevereiro deste ano, o grupo de três jovens artistas fez um protesto contra o presidente russo Vladimir Putin dentro de um dos locais mais sagrados para os ortodoxos russos, que é a Catedral de Cristo Salvador, em Moscou. Elas afirmam que fizeram o protesto por não concordarem com a suposta aproximação do governo russo com líderes da Igreja Ortodoxa (a Constituição russa diz que o país é secular e que nenhuma religião pode ser abraçada pelo Estado).

Em tradução livre, a letra da música cantada pela banda Pussy Riot, pede para que a “virgem Maria”, a mãe de Jesus, livre-as de Putin e diz que o estado russo prende os homossexuais em prisões na Sibéria. Outro trecho da música critica os sacerdotes ortodoxos por pedirem dinheiro, a música finaliza dizendo que “a Virgem Maria está conosco nos protestos! Mãe de Deus, Virgem Maria, nos salve de Putin! Livrai-nos de Putin!”.

As integrantes da banda foram condenadas por vandalismo a dois anos de prisão. A sentença fez com que vários diplomatas ocidentais criticassem a postura do tribunal russo, acusando-o de ser guiado pelo governo de Putim. Existem também acusações de parcialidade da juíza Marina Syrova, encarregada do caso.

Grandes personalidades mundiais, como Madonna e Paul McCartney se uniram a campanha em favor da banda Pussy Riot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário