Igreja Evangelica Jesus Cristo é o Senhor: Informativo Consciência Cristã 2012

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Informativo Consciência Cristã 2012


O Encontro Para a Consciência Cristã é um evento cristão interdenominacional realizado anualmente em Campina Grande, Paraíba, durante o período carnavalesco. Este ano, estive em sua 14ª edição e anotei algumas coisas que passo a compartilhar convosco, desejando que vós também sejais edificados em Cristo.

Pela manhã do dia 20/2, às 9hs, teve louvor no Pavilhão Teen, montado para o Encontro da Juventude. Houve uma peça de teatro também. Até aí já estava ótimo, mas também teve palestra sobre “A Arte de Discordar do Próprio Desejo”. No início, o pastor falou que tinha conhecido a esposa dele num acampamento, e disse: Levante-se de onde você está e cumprimente as pessoas que estão ao seu redor. Quem sabe a sua futura esposa não está aí? (rs)

Antes de começar, estava lendo a parte da Bíblia que diz: “Ele fez tudo apropriado ao seu tempo”. O texto-chave da palestra foi Marcos 8:34-36 (o homem tem que negar a si mesmo para seguir Jesus). O pastor falou que costumamos idolatrar o objeto de nossa paixão, colocando-o no lugar de Deus. Você não já viu um casalzinho de jovens abraçado na hora do culto? Será que eles têm medo de perderem um ao outro para Deus?

Uma dica para o nosso relacionamento afetivo é pensar: gostaria que o mesmo acontecesse com a minha irmã? Assim podemos evitar algumas loucuras.

Deus criou o apetite, Satanás criou a glutonaria. Deus criou o sexo, Satanás criou o adultério. Deus criou o trabalho, Satanás criou a preguiça.

O nosso coração não é playground (Ec 11:9-10). Não semeie na carne, não somos animais (Gl 6:7-8). O ser humano precisa aprender a se dominar.

Não idolatre a sua solidão. Jesus espera de nós a disciplina de um atleta, a disciplina de um agricultor. Todos nascem com uma predisposição para o pecado.

Mt 15:19 – o problema está na mente e no coração.
Pare de lutar contra Deus! Pv 16:25
Consagre-se, Deus tem muito para você! Ez 36:26-27
A impiedade é um barco furado! 1 Co 6:9-11

Esta foi a palestra da manhã. A da tarde foi sobre “Por que o mundo precisa do evangelho?”, com o pastor Augustus Nicodemus, da Igreja Prebisteriana de SP. Ele pregou a Carta aos Romanos.

Síntese da segunda palestra: Romanos 1:16-32
Nos capítulos de 1 a 3, Paulo fala da condenação e perdição dos homens; do versículo 3:21 ao capítulo 5, da justificação pela fé; dos capítulos 6 a 8, da santificação; dos cap. 9-11, da situação de Israel em relação à salvação; do 12 ao 15, do convívio entre judeus e gentios; e no capítulo 16, faz as saudações.

Primeiro, o mundo precisa ouvir o evangelho porque está perdido. Ninguém nasce ateu. Concorda? Ele limitou a pregação ao capítulo 1. Dos versículos 18 a 20, Paulo fala da revelação de Deus aos homens; dos versículos 21 a 23, fala da rejeição dos homens a Deus; e dos versículos 24-32, da retribuição de Deus aos homens.

A salvação não é revelada na natureza, mas no evangelho. Há coisas de Deus que não podemos conhecer, outras ele revelou. O processo de degradação moral dos homens começa na mente, vai para o coração e vira loucura (v. 21-22). Ignorância não salva, portanto, preguemos o evangelho.

Por três vezes, Paulo fala que Deus os entregou (vs. 24, 26, 28). Quando alguém assiste o Big Brother, pode não fazer o mesmo, mas está aprovando (através de sua audiência) aos que eles fazem (v. 32). Na mesma lista em que aparecem pecados terríveis, aparece a desobediência aos pais (v. 30). E onde a Bíblia condena os sodomitas e efeminados, também condena os maldizentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário