Igreja Evangelica Jesus Cristo é o Senhor: Alimentação correta na terceira idade

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Alimentação correta na terceira idade

Na terceira idade, seguir uma alimentação correta é essencial para manter a boa saúde e evitar o surgimento de doenças que são muito comuns nessa fase da vida. Os idosos devem fazer uma mudança nos hábitos alimentares, controlando sempre o consumo de certos alimentos e complementando com outros que possam atender às necessidades do corpo, fornecendo proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais.

A má nutrição dos idosos pode ser resultado de múltiplos fatores como: dificuldade de engolir alimentos sólidos, perda ou diminuição da visão, olfato e paladar, falta de dentes ou próteses velhas e mal ajustadas, problemas como a depressão, solidão, falta de vontade de cozinhar, perda de apetite devido ao uso de muitas medicações e até mesmo condições econômicas reduzidas.

Além disso, a maioria dos idosos são mais obesos, pois não possuem mais aquela energia de antes de praticar atividades físicas ou até mesmo fazer uma simples caminhada, por isso a necessidade energética do organismo acaba reduzindo e o corpo ganhando mais gordura.

Esses fatores acabam interferindo de certa forma no dia-a-dia das pessoas de mais idade e podem causar problemas de saúde mais sérios em alguns casos.

Portanto, para manter a saúde em dia nessa fase da vida, é essencial fazer uma alimentação correta e completa, sempre equilibrando o consumo e ingerindo diariamente os alimentos recomendados.

As refeições devem ser mais saudáveis, com alimentos de pouco volume e calorias concentradas. Além disso, a alimentação na terceira idade deve ser composta de alimentos ricos em vitaminas, proteínas e minerais. Para evitar o aumento de gordura corporal que pode ocasionar problemas de saúde, é preciso seguir uma dieta controlada e evitar o consumo exagerado de alimentos gordurosos e muito calóricos.

Devido à dificuldade de mastigação e digestão dos alimentos nesta idade, é recomendado que os pratos sejam preparados em versões fáceis para mastigar, engolir e digerir. É importante ressaltar que, com a diminuição de algumas capacidades sensoriais, com o tempo o idoso tende a consumir uma quantidade excessiva de alimentos muito doces ou salgados, o que pode contribuir para a hipertensão.

A diminuição do olfato e visão também contribuem para que o idoso prefira comidas mais fortes ou em casos mais extremos pode causar a perda do apetite. Para evitar a desnutrição e problemas de saúde, veja mais algumas dicas de como deve ser a alimentação correta na terceira idade.
Dicas para comer bem na terceira idade

Para ter uma alimentação saudável, é fundamental que o idoso tenha uma dieta equilibrada em proteínas, carboidratos e gorduras. As vitaminas e minerais também são importantes, pois agem como antioxidantes, regulam as funções do organismo e previnem o surgimento de doenças.

Os pratos devem ser saudáveis e bastante nutritivos e saborosos. Eles devem ser ricos em verduras, legumes, cereais, semente de linhaça, proteínas e reguladores ricos em fibras. As gorduras saudáveis podem ser consumidas através da castanha do pará, amêndoas, abacate e azeite de oliva. Já as gorduras saturadas como as frituras e doces, devem ser evitadas ao máximo. As frutas também são muito importantes e trazem diversos benefícios para a saúde na terceira idade, como o ótimo funcionamento do intestino

Os idosos não sentem muita sede, mas a hidratação do corpo também é fundamental para mantê-los sempre mais ativos e com os órgãos em bom funcionamento. O ideal é consumir de seis a oito copos de água por dia. Algumas alternativas são os sucos naturais de frutas ou dos de soja sem açúcar e diversas variedades de chá de ervas. O leite também não deve ficar de fora do cardápio, mas nas versões desnatada e de soja, pois têm pouca quantidade de gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário