Igreja Evangelica Jesus Cristo é o Senhor: TEMPOS DE CRISE, TEMPOS DE ESPERANÇA

terça-feira, 18 de setembro de 2012

TEMPOS DE CRISE, TEMPOS DE ESPERANÇA


Jeremias foi um profeta judeu que viveu há muitos séculos atrás, cerca de 626 a.C, no Oriente Médio, num país chamado Judá.

A missão dele era muito difícil: Proclamar os juízos de Deus a um povo incrédulo e duro de coração, que desprezava ouvir a voz de Deus, preferindo escutar os falsos profetas daquele tempo.

Jeremias viveu em um período de declínio e queda do reino de Judá. Ele recebeu, da parte de Deus, a difícil tarefa de advertir a nação sobre a invasão de uma nação estrangeira e, consequentemente, a destruição de Jerusalém.

Os falsos profetas, porém, anunciavam exatamente o contrário da predição de Jeremias, pois, segundo eles, haveria paz na nação (Jr 23.17).

No entanto, a exatidão das palavras de Jeremias eram tão grandes que os seus compatriotas sentiam que, de algum modo, ele era responsável pelos acontecimentos adversos. Por isso, ele foi rejeitado, perseguido, preso e lançado em uma cisterna, como se fosse um malfeitor.

Após a queda de Jerusalém em 19.07.586 a.C., assistimos ao crepúsculo do profeta. Deixado livre pelos babilônios, Jeremias escolheu ficar com Gedalias, o governador nomeado pelo rei de Babilônia, junto com o resto do povo pobre que ficou no país. Mas tarde, foi levado à força ao Egito, onde passa a repreender a idolatria que seus conterrâneos ali praticavam. Segundo a tradição, foi apedrejado até morrer.

Ser profeta de Deus no tempo de Jeremias não era nada fácil. O povo tinha se rebelado contra Deus e, por isso, Jeremias foi desacreditado, rejeitado e considerado um traidor. Ao que tudo indica, ele não viu sequer uma única pessoa converter-se do seu pecado, ao longo do seu ministério de mais de quarenta anos; porém, depois de sua mensagem de julgamento se cumprir, o povo o reconheceu como um verdadeiro profeta do Senhor, embora que isto tenha ocorrido tarde demais.

Jeremias não era o único profeta do seu tempo, mas muitos outros só traziam profecias otimistas, de conquistas, de vitórias, de prosperidade e independência, enquanto Jeremias - o profeta solitário - sustentava a verdade estabelecida por Deus, sobre o seu povo.

Jeremias também pregou contra a violência e criminalidade que existia no meio do povo daquela época. 2.34 Até nas beiras das tuas roupas se achou o sangue dos pobres inocentes; 5.1. DAI voltas pelas ruas de Jerusalém, e procurem pelas praças, para ver se encontram alguém que pratique a justiça ou busque a verdade; 28 Engordam-se e estão fartos; não julgam a causa do órfão e do necessitado, mas mesmo assim prosperam. 9.21-22. Porque a morte subiu pelas nossas janelas, e entrou em nossos palácios, para exterminar as crianças das ruas e os jovens das praças.

Deus, através do profeta Jeremias, também falou contra a injustiça e a corrupção:
22.3.Assim diz o Senhor: Exercei o juízo e a justiça, e livrai o espoliado da mão do opressor; e não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar. 22.13. Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça, e os seus aposentos sem direito, que se serve do serviço do seu próximo sem remunerá-lo, e não lhe dá o salário do seu trabalho.14 Que diz: Edificarei para mim uma casa espaçosa, e aposentos largos;

O mundo de Jeremias não era muito diferente do nosso. Hoje em dia, vemos violência, morte, opressão e injustiça em todas as classes sociais, do palácio à palafita, do templo à tapera, até mesmo em algumas autoridades civis e religiosas que deveriam zelar pelo povo e promover os ideais democráticos.

Assim como em nossos dias, a sociedade judaica da época do profeta Jeremias tinha perdido a moral e os bons costumes, o certo era o errado e o errado tornou-se o certo. Era uma sociedade cheia de violência, até contra as crianças, soltas pelas ruas, entregues à própria sorte. A juventude daquele tempo se fartava de encontros e reuniões, seriam as “baladas” de hoje?. Tudo isto mostra pais sem controle sobre as famílias; Autoridades fracas; Sensualidade à flor da pele; enriquecimento a qualquer custo; falsidade e hipocrisia.

A violência corre solta nas grandes cidades, com milhares de mortes diariamente, motivadas muitas vezes por motivos banais. Até mesmo nas igrejas se manifesta a violência, através da falta de amor ao próximo, e nas várias manifestações de atitudes egoístas e covardes.

Jeremias denunciou a falta de moralidade de uma sociedade que se dizendo religiosa, adorava falsos deuses, que não tinham voz para orientá-los, e nem mãos para castigá-los. Assim como em nossos dias, corrompiam-se desde o menino até o ancião.

Entre 163 países analisados quanto ao índice de percepção de corrupção, o Brasil está em 70° lugar, e em 14° entre os países da América do Sul. Vejamos alguns exemplos dessa corrupção tão poderosa no Brasil:

Em 1997, o Banco do Brasil enterrou 210 milhões de reais na falência da construtora Encol;

Em 2001, foi descoberto um rombo de 220 milhões de reais no programa do seguro-desemprego do Ministério do Trabalho;

Em 2002, uma quadrilha com funcionários, parentes, amigos e ex-assessores de quatro deputados e um senador, todos eleitos pelo Estado do Tocantins, desviou cerca de 10 milhões de reais de dinheiro público;

Em 2003, documentos de autoridades suíças comprovaram que 33 milhões de dólares depositados na Europa pertenciam a 8 fiscais federais e estaduais da Receita;

Em 2004, a Polícia Federal descobriu uma quadrilha que há agia há 14 anos e sugou 2 bilhões de reais do Ministério da Saúde;

Em 2005, descobriu-se que o McDonald“s, a maior rede de lanches do Brasil e do mundo, pagou 5 milhões de reais por uma portaria da Receita Federal;

Em 2006, a Operação Sanguessuga da Polícia Federal desmantelou uma quadrilha que tinha desviado 110 milhões de reais destinados à saúde, na compra de ambulâncias.

Pois é, o Brasil de hoje é bem parecido com o Reino de Judá do tempo do profeta Jeremias. O mais grave é ver que em alguns destes escândalos aconteceu a participação de líderes cristãos, pessoas que fizeram alianças políticas para seus próprios benefícios, chegando inclusive a negociar o voto da igreja em troca de favores ilegais ou imorais.

Estamos em tempos de crise, e precisamos de verdadeiros profetas de Deus. Um profeta é um porta voz de Deus. Não fabrica mensagens. Seu compromisso é o de entregar a mensagem que Deus lhe deu, custe o que custar. Geralmente o preço é alto. Tempos de crise são tempos de profetas. O profeta é o último aviso e oportunidade de Deus para um povo rebelde e pecado, antes de julgar esse povo.

Precisamos de mais profetas Jeremias nos dias de hoje, pessoas que estejam dispostas a pregar o Evangelho de Cristo, que ao mesmo tempo que é uma palavra de esperança, amor e perdão, também é um evangelho de condenação e juízo para todo o pecado e maldade que existe no mundo.

Precisamos de pessoas que, cheias da graça e de fé, estejam dispostas a dar seu tempo, seus recursos, sua profissão, e até sua vida, para que a verdade seja anunciada, mesmo que não seja bem aceita pelo povo.

Um verdadeiro profeta de Deus pode ser perseguido ferozmente, pode experienciar sofrimentos e privações nesta vida, pode ser queimado na fogueira da rejeição, pode ser lançado na cisterna do esquecimento, pode ser esbofeteado por mãos ou por palavras, pode até mesmo ter a morte encomendada, mas ele não desiste, porque sabe que na eternidade celebrará a vitória e será honrado por Deus com a coroa de glória.

Eu tenho uma mensagem para os verdadeiros de profetas de Deus, preparados e levantados contra esta geração, espalhados por este Brasil afora: Saiba esperar o seu tempo.

Apesar de você perceber a injustiça e a maldade no meio do povo de Deus e da nação é preciso saber perceber o momento de Deus para a sua vida;

Enquanto Deus não te concede grandes espaços e oportunidades para levantar a tua voz, aproveite os espaços e oportunidades agora oportunizados;

Mesmo que você não venha a alcançar uma projeção nacional ou mundial, tome como seu campo de trabalho o lugar que Deus te colocou, onde ele te usa e usará;

Nunca fale além daquilo que tiver certeza de que foi mensagem de Deus para os seus ouvintes;

Nunca deixe de falar nenhuma palavra que Deus te mandou proclamar, por qualquer razão que seja;

Qualquer perda que você venha a ter, desde que estejas na vontade de Deus, fará parte de um plano maravilhoso que mente humana não consegue alcançar.

O livro do Profeta Jeremias é um Livro que nos faz despertar a tempo de acordarmos para nossos erros. Se nós, cristãos, queremos ser realmente Igreja de Cristo, precisamos urgentemente repensar nossa situação. Não vamos nos deixar cegar pelos presentes e propinas, não vamos nos deixar acorrentar pelas promessas vazias. Devemos proclamar o tempo de arrependimento; O juízo de Deus que se aproxima desta geração. Devemos trabalhar enquanto é dia, antes que chegue a noite, quando nada mais poderemos fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário