Igreja Evangelica Jesus Cristo é o Senhor: A Mente de Cristo

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A Mente de Cristo


Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16
Quando Paulo escreveu aos coríntios estas palavras, estava falando sobre a impossibilidade do homem natural compreender as coisas espirituais. Por isso é tão comum ouvir, de pessoas não cristãs, tantos argumentos contrários à Palavra de Deus.

Somente os que abriram seus corações a Deus e foram tocados pelo seu Espírito adquirem o discernimento espiritual necessário para compreender o que lhes é anunciado no Evangelho.

Este estado mental somente se forma quando o cristão se converte de sua vida mundana para a nova vida em Cristo. Quando o homem natural passa pelo renascimento espiritual, e o Espírito de Deus passa a habitar nele, sua mente e seu coração são regenerados. Mas para que seja possível ocorrer realmente essa transformação,são necessários antes três requisitos básicos.

1 - Coração puro. A mente está ligada ao coração. Os pensamentos e os sentimentos são um todo inseparável. Por isso o coração precisa também ser puro. Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração (Mateus 5:28 - 12:34; Hebreus 8:10 - Lucas 2:19 - Provérbios 4:23)

2 - Integridade. Isso parece óbvio, mas muitas pessoas se aproximam de Deus com um coração dividido entre Deus e o mundo. Jesus mostrou também que não se pode servir a dois senhores. (2 Timóteo 3:5 - Mateus 6:24 - 15:7-8)

3 - . É preciso ter fé e não apenas acreditar na Palavra de Deus. Em outras palavras, é preciso estar realmente convicto de que aquilo que Deus diz em sua Palavra é uma verdade absoluta. (Marcos 11:23; Tiago 1:6)

Aqueles que não possuem esses requisitos são ímpios, e suas obras não têm valor para Deus (Mateus 7:15-19). Paulo se referiu a eles quando advertiu a Timóteo sobre o perigo de se desviar dos verdadeiros ensinamentos do Evangelho, cuja finalidade última é o amor:

Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. 1 Timóteo 1:5

Mas nascer de novo não nos torna iguais a Cristo. Como seus discípulos, vamos agora aprender a viver como Ele viveu. Paulo lembrou, em sua carta aos romanos, a necessidade de renovarmos continuamente as nossas mentes, de modo a experimentarmos em nossas vidas "qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Essa renovação contínua do nosso entendimento significa buscar transformar a nossa mente em uma mente semelhante à mente de Cristo. Por esse motivo, para ter a mente de Cristo é preciso desenvolver continuamente algumas atitudes espirituais, típicas do caráter de Jesus.

1 - Discernimento - É necessário exercitar o discernimento espiritual, isto é, separar o que é verdadeiro e o que é falso. Jesus demonstrou esse discernimento quando foi levado ao deserto, para ser tentado por Satanás, quando era provocado pelos fariseus e quando demonstrou em que consistia o verdadeiro cumprimento da Lei judaica. (Mateus 16:3)

Para isto, o cristão precisa conhecer profundamente a Palavra de Deus. (Mateus 22:29; 2 Coríntios 10:5; I Tessalonicenses 5.21; Hebreus 4:12 - 5:14; 1 João 4:1)

2 - Separação do mundo - Jesus deixou claro que seu reino não era deste mundo e falavra sempre do Reino de Deus. (João 18:36) Falava também do destino daqueles que se apegavam a seus bens e à riqueza. Ele tinha um profundo compromisso com a sua missão, a ponto de considerar que o seu alimento consistia em cumprir essa missão.(João 4:34)

O cristão precisa estar alerta para não ser seduzido pelos vícios e valores mundanos, desviando-se do seu alvo, mas procurar manter a sua atenção voltada para os valores e características do Reino de Deus. (Mateus 6:33; João 6:27; Romanos 12:2 - 14:17; Filipenses 4:8; 1 João 2:15-17; Salmos 1:1)

3 - Comunhão com Deus. Jesus vivia continuamente na presença do Pai, através da oração e do recolhimento. Ele sabia que todo o seu poder e autoridade eram provenientes da sua comunhão com o Pai. Essa comunhão é quebrada quando o cristão age segundo a carne e não segundo o Espírito. Jesus disse a seus discípulos que a vigilância e a oração são necessárias para que o homem não caia em tentação. (Mateus 26:41)

O salmista afirma que é bem-aventurado, isto é, feliz, o homem que tem prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite. (Salmos 1:2 - 119) Paulo exortou os cristãos também a viver uma vida de oração (1 Tessalonicenses 5:17).

4 - Sabedoria - Jesus demonstrava absoluta sabedoria, como no conhecimento da Palavra de Deus, no trato com os fariseus, na escolha e formação de seus discípulos e nos seus julgamentos. (Mateus 4:1-11, 13:10-14; Lucas 2:46-47, 10:1-12, 20:1-8; João 8:1-11)

Esta é uma das principais características da mente de Cristo. Não a sabedoria intelectual, mas a sabedoria divina, que Deus concede liberalmente. Salomão e Tiago ensinaram o valor da sabedoria divina. (Provérbios 2:4-6; Tiago 1:5)

5 - Justiça - Jesus veio ao mundo cumprir efetivamente a justiça de Deus, que não consiste em rituais e em sacrifícios pessoais, mas na obediência à sua Palavra. (Isaías 1:11-17; Mateus 5:17-48 - 7:21) Através de suas parábolas, Jesus ilustrava a aplicação prática da justiça divina.(Mateus 20:1-16; Lucas 16:1-12; João 8:1-11)

Praticar a justiça divina começa com nossa própria condição como cidadãos. Pagar os impostos, obedecer as autoridades, negociar com honestidade, honrar pai, mãe, esposa e filhos, ajudar os necessitados. (Mateus 22:21; Romanos 13:1,7,13; Efésios 6:1-9)

6 - Compaixão - Esta é também uma das principais características da mente de Jesus. Ele demonstrava uma profunda compaixão por aqueles que o seguiam em busca de cura de suas enfermidades fisicas e espirituais.(Mateus 9:36 - 15:30) A parábola do bom samaritano é um exemplo da prática da compaixão cristã.(Lucas 10:25-37)

João ensina que aqueles que não amam o seu semelhante também não amam a Deus e vivem em trevas espirituais. (1 João 2:9-11) O perdão também é uma forma de compaixão e Jesus enfatizou, várias vezes a necessidade de perdoarmos uns aos outros. (Marcos 11:25; Mateus 18:21-22)

7 - Humildade - Cristo é a própria personificação da humildade. Sendo Ele o Filho de Deus, se esvaziou de si mesmo, abriu mão de sua glória e se fazendo servo, habitou entre nós, chamando a si mesmo Filho do Homem. Jesus tinha todo o poder e autoridade no céu e na terra, mas foi em tudo obediente ao Pai e exercia a sua majestade com mansidão e suavidade. (Mateus 11:29 - 26:42; João 5:30; Filipenses 2:7)

O cristão que busca a mente de Cristo sabe que nada pode fazer de bom por si mesmo, que em tudo depende de Deus, que é sua fonte de vida, de força e sabedoria. Nada faz para seu próprio engrandecimento, mas para a glória de Deus.Aos humildes, Deus exalta em seu devido tempo. (João 15:5; Romanos 12:16; 1 Coríntios 10:31; 1 Pedro 5:5-6)

Mas falta ainda uma coisa, para que possamos a ter uma mente realmente cristã. Jesus não tinha pecado, mas nós ainda pecamos, embora involuntariamente, pelo fato de que ainda somos humanos. Para que não vivamos em iniquidade, precisamos confessar continuamente a Deus os nossos pecados. (1 João 1:8-9)

Ter a mente de Cristo e viver como Jesus viveu não é fácil, mas é o único caminho para Deus. Entretanto, é pelo esforço e a perseverança que o cristão encontra em Jesus o poder para vencer a sua mente carnal e viver segundo o Espírito de Deus. (Mateus 11:12)

Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.1 João 2:6

Se nos convertemos realmente a Deus, então nós já temos a mente de Cristo, como afirmou Paulo. Basta apenas que busquemos em tudo imitá-lo, tendo como modelo constante a sua própria vida. (Filipenses 2:12-13 

Nenhum comentário:

Postar um comentário