Igreja Evangelica Jesus Cristo é o Senhor: O Ministério de Favelas da Gospel for Asia

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O Ministério de Favelas da Gospel for Asia

O rápido crescimento de favelas, com milhões de pessoas vivendo em extrema pobreza, lutando pela sobrevivência, é um enorme problema para as grandes cidades do Sul da Ásia. Nesta região, até 25 por cento da população das áreas urbanas vivem em favelas. Milhares chegam diariamente de áreas rurais em busca de emprego e uma vida melhor, só para ficarem presos ao desespero.
Esgoto a céu aberto, água contaminada, falta de cuidados de saúde, analfabetismo, superstição, e doenças como a tuberculose e a AIDS são apenas algumas das ameaças ao seu redor. Cada dia é uma nova batalha, seja para  encontrar um emprego ou manter o que já têm, como trabalhador, porteiro, varredor ou empregado doméstico. Se isso não for possível, eles devem recorrer à mendicância, a catar lixo ou à prostituição para viver. Se ficarem muito doentes ou muito velhos para trabalhar, não há nenhuma agência social para ajudá-los a sobreviver. Não admira que muitos moradores de favelas afoguem seus medos e tristezas no álcool.
Mas onde quer que o Evangelho é pregado, as pessoas encontram uma nova esperança e um futuro no Senhor Jesus Cristo.
Os ministérios da Gospel for Asia (Evangelho para a Ásia) – GFA para as favelas começaram em 1999, abrangendo as quatro principais cidades indianas. Hoje, essas equipes missionárias servem em milhares de bairros carentes, trazendo esperança de uma dupla maneira: através da mensagem de redenção de Jesus e pela prática de seu Seu amor sacrificial. Eles oferecem clínicas médicas gratuitas, ensinam higiene básica e medidas preventivas de saúde. Eles disponibilizam também aulas de alfabetização para adultos, aulas de reforço para crianças e educação cristã, através das Escolas Dominicais. Eles plantaram centenas de igrejas, e milhares ouviram o Evangelho.
A GFA também tem uma escola bíblica em Mumbai (Bombaim) projetada para treinar os futuros missionários para o ministério de favelas em todo o subcontinente indiano. Além do estudo da Palavra de Deus, o treinamento em sala de aula consiste em aulas práticas nos diversos aspectos dos ministérios de favelas. Os obstáculos são muitos, mas nosso bondoso Pai celestial tem grandes planos para os pobres: "Não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do reino ...?" (Tiago 2:5).
O trabalho da GFA em favelas é diferente de outras iniciativas de evangelização, porque lida com massas de pessoas desesperadas que não têm nenhum meio para melhorar a sua situação ou escapar deste ambiente. Requer um tremendo auto-sacrifício e paciência por parte dos missionários nativos para que seja possível trabalhar entre os moradores, ganhar sua confiança e levá-los a Jesus. Também implica buscar suprir necessidades urgentes e, muitas vezes únicas.
É incrível encontrar crentes de das igrejas plantadas em favelas. Nota-se facilmente, pelo brilho em seus olhos e pela alegria em seus rostos, que Jesus trouxe luz e esperança em suas vidas. E os seus testemunhos falam do amor e do poder de Deus que os libertou da escravidão e do pecado, e até curou muitos de suas enfermidades. Acima de tudo, através do Senhor Jesus Cristo, eles agora são parte da família de Deus e tornaram-se nossos irmãos e irmãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário