Igreja Evangelica Jesus Cristo é o Senhor: Presidente do Parlamento europeu diz que tratamento dado ao presidente da Bolívia foi "ridículo"

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Presidente do Parlamento europeu diz que tratamento dado ao presidente da Bolívia foi "ridículo"

O avião do presidente boliviano, Evo Morales (direita) não pôde entrar no espaço aéreo de alguns países europeus pela suspeita de que a bordo estava o ex-técnico da CIA Edward Snowden, procurado pelos EUA REUTERS/David Mercado
O presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, afirmou nesta sexta-feira (5) que o tratamento dado ao chefe de Estado da Bolívia, Evo Morales, cujo avião esteve retido em Viena por mais de 13 horas, "foi ridículo e inaceitável".
Schulz, que discursou hoje em Madri no Fórum Nova Economia, afirmou que seria preciso "comprovar, quem deu as ordens" para uma ação desse tipo e advertiu que os europeus "não podem deixar de respeitar as regras do direito internacional".
O avião do presidente boliviano, Evo Morales, que retornava na terça-feira (2) da Rússia para a Bolívia, não pôde entrar no espaço aéreo de alguns países europeus pela suspeita de que a bordo estava o ex-técnico da CIA Edward Snowden, procurado pelos Estados Unidos por revelar operações de espionagem de seu país.
Espanha diz que não há razão para se desculpar por incidente com Bolívia
Morales esteve parado por quase 14 horas em Viena porque, segundo denunciou, França, Itália e Portugal impediram que sua aeronave entrasse em seus espaços aéreos ou aterrissasse em seus territórios em seu retorno à Bolívia.
Em seu discurso de hoje em Madri, o presidente do PE também falou sobre Snowden e sua influência nas relações entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos.
Segundo Schulz, os serviços secretos "são necessários" para se ter uma "ordem pública forte e sólida, que signifique uma boa proteção para os cidadãos".
Avião de Morales impedido de decolar na Europa foi um "constrangimento a toda América Latina", diz Dilma
Caso Snowden abala "lua de mel" entre EUA e América Latina
"Agora, o que não sabia era que o escritório do Parlamento Europeu em Washington era um lugar onde se planejavam atentados terroristas", afirmou em referência à atitude americana. "Por isso me pergunto por que nos trataram como uma força hostil", com ações típicas da "Guerra Fria".
"Necessitamos que os EUA nos digam e nos justifiquem por que fizeram isso". Quanto a Snowden, disse Schulz, "ele está nos colocando em uma situação difícil: os americanos são nossos amigos e espero que continuem nos considerando como tais, assim como acreditamos que são amigos nossos".
"Mas temos que ser honestos. Eles querem que capturemos um homem que violou as regras, mas o fato é que com seus atos, Snowden nos revelou que os EUA também não seguiram as regras conosco", afirmou o presidente da Eurocâmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário