Igreja Evangelica Jesus Cristo é o Senhor: Brasil, EUA e países europeus prometem doar vacinas contra gripe H1N1

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Brasil, EUA e países europeus prometem doar vacinas contra gripe H1N1


WASHINGTON — Brasil, Estados Unidos, França e Grã-Bretanha estão entre os nove países que prometeram nesta quinta-feira oferecer 10% de suas vacinas contra a gripe H1N1 a países que precisarem.
"Os Estados Unidos adotam esta medida junto com outros países porque as doenças não conhecem fronteiras e a saúde do povo norte-americano é inseparável da de outros povos do mundo", afirmou em um comunicado a Casa Branca, indicando que atua em conjunto com Austrália, Brasil, França, Itália, Nova Zelândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
A vacina será disponibilizada por meio da Organização Mundial de Saúde (OMS) para "ajudar países que de outra forma não teriam acesso direto" à mesma, ressaltou o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs.
Em Paris, o gabinete do presidente Nicolas Sarkozy indicou que a França doará nove milhões de doses - 10% de seu estoque total, de 94 milhões de doses de vacinas - à OMS.
O secretário de desenvolvimento internacional britânico, Douglas Alexander, anunciou doação semelhante.
Espera-se que os casos de gripe H1N1 aumentem no hemisfério norte, que daqui a uma semana entra no outono.
Em Paris, o governo indicou que a solidariedade internacional "será um fator determinante para reduzir o impacto sanitário, econômico e social da pandemia".
A Grã-Bretanha "reconhece que (a gripe) H1N1 é uma pandemia global que requer uma resposta global", indicou Alexander em Londres.
"A solidariedade com outros países é vital, especialmente com os mais pobres, que poderão ser mais vulneráveis e têm menos capacidade para responder" à pandemia, acrescentou.
Pelo menos 3.205 pessoas - a maioria no continente americano - morreram contaminadas pelo vírus desde que este foi detectado pela primeira vez no México, em abril, segundo dados da OMS.
O Brasil, onde 899 pessoas já morreram, é o país com o maior número absoluto de mortes em consequência da doença no mundo - embora se situe em quinto lugar em termos proporcionais, informou na quarta-feira o Ministério da Saúde.
O ministério destacou que a quantidade de casos graves "caiu pela quinta semana consecutiva", confirmando a queda da circulação do vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário